Doenças comuns em peixes de aquário





Nadadeira Roídas –  Sintomas em que visivelmente as nadadeiras do peixe começa a se degenerar naturalmente, fica até parecendo que o seu
peixe se envolveu em uma briga. Esta “doença” é mais comum em peixes Betta, sendo causada pela má qualidade da água, especificamente a variação do PH da água inadequado para o peixe ou alguma infecção bacteriana.
Podendo ser combatida com a regulação do nível do Ph da água para o adequado a espécie do peixe, ou no caso de bactérias, sendo tratado com bactericida e fungicida. O tratamento deverá ser realizado em aquário hospitalar.



Doença do algodão – fácil de se detectar, esta doença como o nome já diz, apresenta no corpo do peixe fungos que se assemelham ao algodão. Sendo causada pela queda na qualidade da água e também na baixa imunidade do seu peixe.
Para o tratamento será necessário apenas o uso de um fungicida no aquário principal, e também o aumento da temperatura para 28 ou 29º.




Doença da bexiga natatória – órgão que auxilia o peixe ósseo a se estabilizar na água, a “doença” danifica o órgão, desestabilizando então o peixe que passa a nadar de forma estranha, geralmente de lado, ou ficando incapaz de nadar, repousando então no fundo do aquário. Sua causa geralmente se dá a problemas genéticos, afetando geralmente peixes da raça Kinguio ou uma má alimentação.
No tratamento, o indicado é que seja suspensa a alimentação, substituindo-a por ervilhas durante 2 a 4 dias, e utilizar uma outra ração de melhor qualidade. A segunda opção é uma pequena cirurgia para retirada de excesso de ar.   

Hidropsia – O seu peixe irá apresentar uma “barriga d’agua”, também com as escamas eriçadas. Doença também resultante de uma má qualidade na água e da proliferação de várias bactérias que atacam os órgãos interno do peixe, formando um líquido na região abdominal do peixe, fazendo que ele fique inchado.
Podemos sempre aplicar tratamentos de ação bacteriostática, geralmente com Acriflavina (Sera Mycopur) ou Verde de Malaquite (Sera Costapur). A adição de antibióticos (Sera Baktopur direct) ao alimento dos peixes mais doentes pode ser uma grande ajuda.


Assim, o modo mais eficaz será esmagar uma pastilha de Sera Baktopur direct em pó, muito fino, misturando depois muito bem com um pouco de óleo vegetal. De seguida poderemos escolher um alimento granulado, no máximo 100 mililitros por pastilha, espalhamo-lo num prato e adicionaremos o produto que preparámos antes. Mexer bem, sem esmagar o granulado, até que tudo pareça bem homogéneo. Deixar secar durante cerca de 5horas (sem ser ao Sol).

Depois é só alimentar os peixes afectados e os que estão com eles no mesmo aquário, com este alimento assim medicamentado.

Íctio – conhecida também como a “doença dos pontinhos brancos”. Causado por um protozoário com nome bem estranho Ichthyophthirius Multifilis. Podendo ser causada pela inserção de um peixe já contaminado ou uma má manutenção no aquário. Se não houver a limpeza necessária, fungos, bactérias e protozoários se desenvolvem rapidamente. A grande oscilação na temperatura da água também pode ser uma explicação. Nesse contexto de sistema desequilibrado o peixe fica estressado, mais uma condição de desenvolvimento da doença dos pontos brancos.


Tratamento
Essa doença pode ser fatal a partir do momento em que o protozoário atingir a corrente sanguínea do animal. Dessa forma, se não for tratada imediatamente e da maneira correta pode resultar na morte de todos os peixes ornamentais.
O tratamento é simples e não exige nenhuma medicação. Basta alterar as condições do aquário para temperatura ou fluxo de água que impeça a reprodução do parasita que só sobrevive em ambiente de baixa temperatura e com corrente branda.
Sabendo disso, o dono de um recipiente de volume menor deve aumentar a temperatura da água para 32ºC ou o quanto as espécies presentes permitirem. Para isso será necessário o uso de um termostato e de um termômetro de aquário. Jamais mude tudo de uma vez, isso será um choque para os animais presentes, vá aos poucos e tenha tudo muito bem controlado.
Já os que possuírem um recipiente de volume grande podem aumentar a corrente. Banho de sal marinho e redução da iluminação também são medidas que podem ajudar. O tratamento deve ser mantido por pelo menos 18 dias, tempo de duração do ciclo do protozoário.
Caso o animal esteja com a doença dos pontos brancos em um estágio muito avançado o indicado é procurar ajuda veterinária especializada e de confiança.


Fonte: Canal do Pet - iG @ http://canaldopet.ig.com.br/cuidados/saude/2017-10-31/ictio-peixes.html




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.