Kinguios - Dicas de cuidados

Como manter o seu Peixe saudável



Quando a gente vai na loja de aquários, existe uma infinidade de produtos. Coisas que a gente nem sabe para que serve e que muitas vezes saímos comprando tudo pela frente, e gastando nosso dinheiro, com produtos dispensáveis, por exemplo.

Kinguio é um peixe que a gente já está criando há séculos, e que há décadas atrás não existia grande maioria desses produtosque existe no mercado hoje, mas, mesmo assim os Kinguios já existiam e já eram criados em aquários sem a necessidade de tais produtos.

O artigo de hoje, não quer te dizer pra parar de comprar os produtos da loja, mas, adquirir os produtos essenciais para a manutenção dos seus peixes, que por sua vez, costumam viver muito. É claro que cuidado sempre é bom. Mas hoje falaremos dos cuidados essenciais para uma vida saudável e longa do seu peixe.

#Dica 1 – Espaço para o seu Kinguio, esses peixes crescem muito, demandando então um aquário de médio porte, cerca de 80 litros por peixe e mais 30 litros para cada peixe adicionado. – Ah, mas eu crio um Kinguio, há 1 ano no meu aquário e ele nunca morreu.  Sim, é possível que ele viva nessas condições, afinal animais de adaptam aos ambientes, porém, você terá sempre um peixe suscetível a doenças, e provavelmente, será um peixe atrofiado, crescerá menos que sua média, podendo ter problemas na sua formação.

#Dica 2 – Troca de água, troque sempre parcialmente a água, sempre a tratando com produtos removedores de cloro. O ideal é que a troca de água seja feita de 3 em 3 dias. Sempre em pequenas quantidades, por conta das bactérias que fazem bem ao seu aquário. O indicado é de 10 a 20% do volume total da água no seu aquário.

#Dica 3 – Coloque no aquário espécies compatíveis com o Kinguio, por serem peixes lentos, e dosséis, colocar uma espécie agressiva no seu aquário, causará certamente na morte do seu peixe. Então muito cuidado ao adicionar outras espécies no seu aquário, pesquise bem. Mas o que te indico é que crie apenas Kinguios no seu aquário.



#Dica 4 – Alimentação, muito cuidado ao alimentar este peixe. Considerado um peixe comilão o Kinguio sempre vai pedir comida, então não caia neste erro de botar muita comida no aquário, pois isto matará o seu peixe. Alguns especialistas, indicam que você dê comida varias vezes ao dia, porém em pequenas quantidades. Por não ter um estomago, este peixe tem um sistema digestivo que ao receber uma grande quantidade de ração, ele irá expeli-la, ou seja, defecar em grande quantidade, sujando mais o seu aquário e não aproveitando os nutrientes, por este motivo o indicado é que ao longo do dia, você dê comida varias vezes porem em pouca quantidade.

#Dica 5 – Peixe novo, não coloque de cara o peixe que você acabou de comprar na loja, pois este peixe pode estar contaminado. Colando um peixe contaminado no seu aquário irá passar a doença para os outros peixes saudáveis, além de contaminar o seu aquário. O correto é que você coloque o peixe em um aquário/recipiente, temporário por 15 dias, neste período caso ele esteja contaminado, ira apresentar os sintomas. Depois de tratado e curado, você poderá o colocar junto aos outros peixes.


Bom gente, o segredo de uma boa saúde para o seu Kinguio é uma água saudável, livre de bactérias ruins para o seu peixe, e uma boa ciclagem, como falei anteriormente, faça sempre a limpeza do seu aquário, remova os resíduos no aquário, alimente corretamente o seu peixe. Não coloque um peixe novo, sem ter a certeza da boa saúde dele.



Eu vou ficando por aqui, espero ter ajudado. Deixem o seu comentário, sua experiencia com a sua criação de Kinguio.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.